12/28/2005


Hoje depois de almoço, ia eu no carro a ouvir rádio quando uma notícia me enfureceu bastante.

A casa de Almeida Garrett, na Rua Saraiva de Carvalho, nº 66 e 68 em Lisboa,
vai ser demolida.

Perguntado que foi à Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa a razão de ser de tal demolição, já que se trata de uma casa de indiscutível valor estético e histórico e vamos perder a oportunidade de ter uma casa-museu Almeida Garrett em Lisboa, a resposta foi que "a Câmara tem de ter prioridades e que esta não é uma prioridade da Câmara".
Depois de afirmar que não era uma prioridade afirmou também que "aquilo são só quatro paredes" e a "Câmara não tem dinheiro nem para manter nem para a reconstruir, até porque a Economia do nosso País também não o permite"


Depois de se ouvir a entrevista com a Maravilhosa Vereadora a jornalista diz que "Depois da demolição vai ser construído naquele terreno um condomínio de luxo"

Provavelmente - para vender melhor - com o nome "Condomínio de Luxo Almeida Garrett."

Mas para mim, o mais escandaloso foi a reportagem terminar com a jornalista a dizer "O proprietário do terreno é o actual Ministro da Economia.... "

Mais claro do que isto só água!!!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Esta noticia reflete a falta de qualidade dos nossos líderes...A classe politica decide mal e tem um comportamento vergonhoso!Assim vai o nosso país...

Nuno Martins

6:25 da tarde  
Blogger Leo Valmont said...

É impressionante a inércia das populações frente a histórias como esta... Teriamos tanta força se estivessemos todos unidos, mas infelizmente cada um vive nas suas vidinhas, dentro dos seus Mundinhos, e assim... pouca coisa mudará no nosso Portugal à beira mar plantado.
Para já, os políticos fazem o que querem, como querem, e nas nossas "barbas".
Pode ser que algum dia esta situação possa mudar. Ainda continuo a ter esperança...
Vejemos!!!

7:09 da tarde  
Blogger e said...

O que mais me choca nem é a casa... mas o última parte da tal notícia. é um escândalo.

4:18 da manhã  
Blogger Pantufa said...

É Portugal no seu melhor!

Enquando via a noticia na tv, interrogava-me sobre a inércia do ministério da cultura...
Eu já sabia que a ministra era um erro de casting, mas nem queria acreditar ao saber que o proprietário é o Sr. ministro Manuel Pinho...

Feliz 2006!
beijocas

6:13 da tarde  
Blogger Unknown said...

Bom acerca deste caso tenho algo a dizer. A tal casa está devoluta e degradada como a grande parte das casas de Lisboa, como morador de Lisboa é óbvio que a ideia não me agrada mas é preciso ter atenção em alguns pontos: 1º a casa nunca foi do estado mas sim de particulares, álias o estado ou a Camara nunca quiseram compra-la (justiça seja feita ao Santana Lopes que foi o unico que tentou). 2º a tal casa de Almeida Garrett foi arrendada por ele durante 3 ou 4 anos e nela viveu cerca de 2 anos, pois a casa estava emprestada por ele a familiares. Ora dito isto se nós fossemos fazer museus de todas as casas por onde passaram ilustres portugueses este Pais era um grande museu. Acho que o caso foi aproveitado pela comunicação social para vender jornais e pelo louçã para ganhar uns votozitos. Existe em Alfama uma casa perto da minha aonde nasceu viveu e morreu Ary dos Santos, esta casa tambem não é propriedade do Estado, mas sei que a camara está a tentar compra-la para vir a fazer um museu que tem o meu total apoio como podem imaginar. Tudo de bom para ti manita.

9:11 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home